terça-feira, 2 de julho de 2013

Por que criar um blog de mobilidade urbana chamado METROcidade?

Simples. Para difundir o conceito de mobilidade urbana na cidade via metro/VLT.
Há tantos antos o sistema de transporte em Recife era movido a bondes.
O centro da cidade todo cortado por esses veículos, de norte a sul, de leste a oeste.
Muitos grupos do Facebook e no Skyscrapersity (www.skyscrapercity.com) tem estudado a historia  e constatado o obvio: temos voltado no tempo na questão mobilidade. Há tantos anos apregoa-se uma mudança na visão urbana em recife, o conceito de mobilidade tem sido o centro de tantos protestos no final do primeiro semestre de 2013, e a população externa seus anseios por meio de tais protestos. Será que não passamos da hora de lidar com a mobilidade urbana como um conceito coletivo e integrado ao meio urbano? Quanto mais precisamos de rapidez e segurança mais os governos apresentam estradas, para se entupirem de carros, e mais subsídios para os ônibus, para ficarmos presos em engarrafamentos com o  desconforto de um ônibus mal tratado. Assim nasceu esse blog. Da necessidade de divulgar e esclarecer às forças democráticas da população afim de pressionar os governos por mais metro/vlt pelas cidades. Hoje vibro quando uma nova linha de vlt e metro são licitadas nas cidades brasileiras. mas fico imensamente triste quando escuto membros da população apresentar queixas do tipo:

-ah, mas metro é muito lotado;
-Ei, isso vai sair muito caro;
- metro é feio;
-metro é para áreas pobres;
-o sistema de metro no brasil não presta;
-na minha rua não passa metro, não vou andar tantos km ate a estação

Pois bem, todas as perguntas serão dirimidas quando o autor desse blog tiver tempo suficiente, ademais fiquem sabendo que todas possuem respostas claras e objetivas visando o melhor bem-estar coletivo da cidade.
Mobilidade Urbana se compara as artérias de um corpo. Se o sangue ficar preso pode-se enfartar!!! E qual o meio de transporte mais rápido para transportar esse "sangue" mais facilmente? metro e VLT!!!
O grande diferencial desse blog é que é escrito por gente como você. que depende do metro no dia a dia e também escrito por alguém que é da "casa", sendo portador tanto de uma visão externa(do passageiro, usuário) quanto de uma visão interna(funcionário). Sendo assim , este Blog é um lugar para tirar duvidas, mas também um canal de comunicação com você que se sente sufocado com as vias normais de protesto.

Saiba que estamos com você em suas demandas. Pois é a população em seu legitimo direito de cobrar dos governantes mais metrô quem vai fazer a diferença por uma mobilidade urbana mais eficiente. É você, querido leitor, quem pode mudar o panorama de mobilidade urbana na sua cidade. Temos como foco a Cidade do Recife, porém outras demandas nacionais não serão esquecidas. e ate mesmo a questão das integrações estaduais via metro/vlt, um sonho distante, porem não impossível.

Encerro este post inicial e peço desculpas pelo vocabulário informal e meio que "jogado". Vocês sabem, estudante, época de provas, e tal rsrsrs. mas quero deixar aqui um dos parágrafos do discurso dito pela presidente da Republica Dilma Roussef sobre Mobilidade urbana à TV no dia 24/06/2013:

"...decidi destinar mais R$ 50 bilhões para novos investimentos em obras de mobilidade urbana. Essa decisão é reflexo do pleito por melhoria do transporte coletivo no nosso país, onde as grandes cidades crescem e onde, no passado, houve a incorreta opção por não investir em metrôs. Só muito recentemente, nas últimas décadas, é que o metrô passou a ser um dos meios de transporte reconhecidos como sendo objeto da necessidade de investimento. Tenho certeza que nos últimos anos o Brasil tem tido um grande investimento na área de transporte coletivo urbano e temos muito orgulho de, junto com os governadores e os prefeitos, participarmos desse grande esforço."

Não é segredo que essas palavras ditas por Dilma já estavam a muito tempo na garganta dos brasileiros, nas conversas de fila de integração, e nos apertos dentro dos ônibus. Mais metro e Vlt de qualidade!!! Esta é a solução. E este tem sido o desejo de todo o brasileiro que sofre nesse sistema corrompido e tomado pelos interesses dos empresários rodoviários que é o sistema de transporte de ônibus nas cidades. O governo fez a opção incorreta de retirar da sua responsabilidade investir nessas "artérias" urbanas. Claramente preferindo os empresários de ônibus aos poucos empresários de sistemas sobre trilhos, ou ate mesmo das próprias empresas do governo, escanteadas quando "a mesa" senta para discutir mobilidade urbana. Afastando as melhores cabeças pensantes do sistema sobre trilhos no Brasil, que se encontram nas empresas publicas. Este Blog esta aqui para dizer Chega!! Chega de invencionices em mobilidade urbana, chega de soluções que não cativam o usuário do carro, chega de mentiras. Países desenvolvidos investem em metro e VLT. investiram no passado, e investem ate hoje. Precisamos abrir os olhos da população. E esta é a missão do blog. Divulgar que é possível sim, temos mais metro e VLT pela cidade do Recife.
Bem amigos assim damos partida no blog METROcidade.
espero que gostem.
com carinho e amor pela ferrovia Misael barbalho de Andrade Filho. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário